Dor nas articulações: saiba os benefícios da viscossuplementação
Dor nas articulações: saiba os benefícios da viscossuplementação
Cresce em clínicas de todo o Brasil a procura pela viscossuplementação. Quando realizado por profissionais experientes e qualificados, o procedimento pode ser transformador para o tratamento de artrose, lesões de cartilagem e prevenção de lesões.

Dr. Victor Baraúna (CRM BA - 14159 / RQE – 12940), médico ortopedista e Especialista em Clínica da Dor, na Clínica de Terapia da Dor, tirou as principais dúvidas sobre o assunto em entrevista ao iBahia.

Nas palavras do profissional, a viscossuplementação é um procedimento exclusivamente médico que consiste na infiltração de uma substância chamada ácido hialurônico, também conhecida como hialuronato de sódio, em qualquer articulação. Ele ainda explica que as aplicações mais comuns são no joelho, tornozelo, quadril e ombro, mas que também podem ser feitas em articulações menores, como as mãos e os pés.


Em quais casos a viscossuplementação é indicada?

Dr. Victor explica que o tratamento é indicado quando se fala sobre articulação e degeneração da cartilagem. Desde casos mais leves, como condropatia, para evitar a progressão do quadro e também em casos mais severos de artrose.

É importante reforçar que o tratamento pode ter outros usos. Novas aplicações que estão sendo feitas podem ter menor peso molecular e conseguem fazer a infiltração no tendão para tratar a tendinite, inflamação que causa dor, inchaço local e dificuldade ou incapacidade para efetuar certos movimentos como escrever ou digitar.


Quais são os benefícios do tratamento?

O ácido hialurônico tem propriedades que fazem total diferença na qualidade de vida de quem realiza a viscossuplementação, como a lubrificação da articulação. “Quando temos uma articulação desgastada, ele atua deixando esse meio menos ácido, inflamatório e agressivo ao corpo humano”, explicou o especialista.

O médico listou ainda outras vantagens do ácido. “Outra característica é a absorção de impacto. As articulações dos membros inferiores pegam peso e carga até quando caminhamos. Como seu líquido sinovial, que segura esse impacto, vai ficando mais fluido e absorvendo menos impactos. O ácido faz com que esse líquido se torne mais viscoso”, detalhou.

Outro benefício é a hidratação da cartilagem, impedindo o desenvolvimento de doenças como artrose. Por fim, também reduz os riscos de lesões.


E a radiofrequência?

Dr. Victor ainda citou a radiofrequência como um tratamento indicado para tratar doenças articulares, sobretudo na coluna. “A radiofrequência pode ser aplicada nesses nervos que levam a articulação. Em particular, na coluna, é o nervo dorsal e o espinhal. Para que tenhamos dor, o impulso precisa chegar no cérebro e o tratamento atua ‘desligando’ esse circuito”, encerrou.

Com duas unidades da capital baiana, uma na Rua Macapá, em Ondina, e outra na Avenida Tancredo Neves, a Clínica de Terapia da Dor é um espaço voltado para a terapia, prevenção e tratamento de doenças que comprometem a qualidade de vida humana. Para atender os pacientes de forma individualizada e assertiva, o espaço conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais capacitados e equipamentos de última geração.





Fonte: Site Ibahia (https://www.ibahia.com/noticias/saude/dor-nas-articulacoes-saiba-os-beneficios-da-viscossuplementacao-306329)



 
Central de Atendimento 71 3032-0050
WhatsApp (71) 98802-3785