“Pescoço de texto”: saiba como evitar a dor causada pelo uso excessivo de smartphones e tablets

blog-image

Os casos de “textneck” – pescoço de texto - são cada vez mais comuns e estão diretamente ligados com as tensões na nuca e no pescoço, causadas muitas vezes pelo tempo que a pessoa fica em uma posição incorreta para visualizar a tela do celular ou outros eletrônicos, como tablets e notebook. Atualmente, cerca de 180 milhões de brasileiros possuem smartphones e utilizam esses eletrônicos por mais de três horas por dia.
leia mais










Como saber se sua dor de cabeça é, na verdade, enxaqueca crônica

blog-image

Você acha que é normal ter dores de cabeça muito fortes de vez em quando. A dor é tanta que fica difícil abrir os olhos, se mover, conversar com as pessoas e se concentrar. Quando você está estressado - e no caso das mulheres, no período menstrual - essas "super dores de cabeça" costumam acontecer mais. Mas geralmente, basta tomar um analgésico ou um cafezinho, e ela melhora. Não há com o que se preocupar, certo? Errado.
leia mais


Encontrado forte elo entre dor crônica e ansiedade ou depressão

blog-image

“É preciso reconhecer a comorbidade entre ansiedade e depressão e as dores crônicas”, diz a psiquiatra Laura Helena Andrade, coordenadora do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do IPq e uma das autoras do estudo. Dos cerca de 11 milhões de adultos da região metropolitana de São Paulo, 10%, sofreram com depressão nos últimos 12 meses. Já os transtornos de ansiedade acometem mais de 2,2 milhões de paulistanos – 990 mil também apresentam dor crônica.
leia mais


Smartphones e tablets 'ajudam' a potencializar dores crônicas, aponta estudo

blog-image

Se por uma lado os dispositivos móveis nos auxiliam no dia a dia na realização das mais diversas tarefas, por outro, segundo aponta uma recente pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), um total de 37% da população brasileira que utiliza tablets ou smartphones sofrem com algum tipo de dor crônica pelo uso desses aparelhos.
leia mais




Acupuntura é aliada contra doenças de inverno

blog-image

A acupuntura é uma grande aliada para prevenir e promover o calor do corpo. Para a medicina tradicional chinesa, o frio trava ou dificulta a circulação do Qi (Tchi) e, consequentemente, do Xue (Sangue) nas articulações e nos músculos. Daí a ocorrência ou agravamento de dores articulares e musculares no inverno.
leia mais