Os benefícios da Acupuntura na ortopedia
A Acupuntura tem como finalidade tratar doenças e promover o bem estar geral do paciente e funciona a partir da inserção da agulha que estimula terminações nervosas na pele, tecidos e músculos que atuam no sistema nervoso central (medula e cérebro), liberando substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, explica Dr. André Tsai, médico especialista em ortopedia e acupuntura, presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo.
Os neurotransmissores desencadeiam efeitos importantes como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além de uma ação moduladora sobre as emoções, sistemas endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.
A Acupuntura é benéfica para tratar lombalgias, cervicalgias, artroses de joelhos e mãos, artrites, fibromialgias e inflamações musculares que podem ser desencadeadas por diversos fatores: idade avançada, trabalhos repetitivos, esforço físico extremo, realizado de forma incorreta.
Para pacientes com doenças osteomusculares, a terapia funciona de forma rápida e eficaz, principalmente para dores crônicas, persistentes há mais de três meses. O número de sessões e o tempo de tratamento varia de acordo com o tipo de doença, resposta individual do paciente, idade e outras morbidades associadas.
Aconselha-se iniciar o tratamento com uma ou duas sessões por semana e adequar esse número de acordo com a evolução do tratamento. Em geral, após a décima sessão podemos constatar uma melhora significativa das dores.
É conveniente salientar que a prática da Acupuntura somente pode ser realizada por profissionais da medicina, da medicina veterinária e do cirurgião-dentista, cada qual em seu campo de atuação, esclarece Dr. André Tsai.
Fonte: http://www.ovale.com.br