Especialista em Dor da CTD participa de treinamento intensivo em Neuromodulação Medular e Administração de Fármacos, no RS

blog-image


Nos dias 08 e 09 de Agosto, Dr Victor Baraúna (CRM BA 14159), médico Especialista em Dor da Clínica de Terapia da Dor (CTD), participou de curso hands on in vivo, promovido pela Meditronic, com o objetivo de aprimorar a técnica para a colocação de estimulador medular e de bomba de fármacos implantada. Considerados procedimentos minimamente invasivos, são realizados para modular a dor com efeito no sistema nervoso central, possibilitando, assim, uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Segundo o Especialista em Dor, os métodos abrangem os mais diversos quadros de dor mas, normalmente, são usados apenas em dores refratárias – ou seja, aquelas em que todas as possibilidades conservadoras e até cirúrgicas já foram tentadas e não obtiveram êxito ou então no caso de pacientes sem indicação de cirurgia.

“Os casos mais clássicos são a Síndrome Pós-laminectomia; pacientes submetidos a cirurgia de coluna e que não melhoraram ou que apresentam pouca melhora; quadros de Síndrome Dolorosa Complexa Regional; Dor Oncológica; Neuropatias refratárias, entre outros”, enfatizou Baraúna.


Qualificação – O treinamento intensivo em Neuromodulação faz parte do programa de qualificação da equipe médica CTD. Os pacientes terão à disposição métodos eficazes, tecnologia de ponta e especialistas experientes focados em oferecer um tratamento adequado em casos de maior complexidade, possibilitando que redescubram uma vida com mais qualidade e livre de dor.