Acupuntura é aliada contra doenças de inverno

blog-image

As doenças típicas do inverno como asma, bronquite, sinusite e rinite podem se agravar nesse período, além das dores crônicas, como artrite e dores musculares. A combinação de vento, frio, locais fechados, aglomerações, além da troca de ambientes e das temperaturas entre eles favorecem o agravamento dessas doenças, principalmente, para aqueles que já têm um quadro frequente de indisposições.

A acupuntura é uma grande aliada para prevenir e promover o calor do corpo. Para a medicina tradicional chinesa, o frio trava ou dificulta a circulação do Qi (Tchi) e, consequentemente, do Xue (Sangue) nas articulações e nos músculos. Daí a ocorrência ou agravamento de dores articulares e musculares no inverno.

A acupuntura deve ser realizada em qualquer época do ano para fortalecer e promover o calor do corpo e não somente no frio. Ao buscar uma forma de tratamento na vigência do frio e dores, a técnica mais recomendada, além da acupuntura, é a aplicação de moxabustão, que promove o aumento da circulação vital para tratar doenças de origem.

Entenda como a acupuntura pode ajudar no tratamento de dores crônicas e doenças respiratórias.

Dores crônicas

Dores articulares no ombro, joelho, coluna vertebral, pés e mãos, desde que não tenham indicações cirúrgicas, podem ser prevenidas e tratadas com acupuntura para promover a circulação do Qi, pois além de aquecer, auxilia na liberação de neurotransmissores de ação anti-inflamatória e analgésica.

Com pelo menos 10 aplicações de acupuntura, a depender do estado do paciente, já é possível sentir melhoras significativas.

Doenças respiratórias

A acupuntura é uma das técnicas com bons resultados nas doenças respiratórias. Segundo pesquisas clínicas e experimentais, a acupuntura tem efeito promissor no tratamento dessas patologias.

No caso das doenças respiratórias, a estação do ano mais prejudicial é o outono que, com sua secura, enfraquece o pulmão. O inverno, para quem já tem o pulmão enfraquecido, é fator de desencadeamento de resfriados, gripes, alergias, pneumonia, asma, bronquite, sinusite e rinite.

 

Fonte: Canal Acupuntura